segunda-feira, 16 de agosto de 2010

10 coisas que você precisa saber sobre o vira-lata

Raças, vira-lata
Quer conhecer mais sobre as raças de cães e gatos?
E para começar, nada melhor do que trazer mais informações sobre os verdadeiros animais de raça: os vira-latas.

1. Vira-lata é a denominação dada aos cães ou gatos sem raça definida: SRD (Sem Raça Definida), como são geralmente referenciados em textos veterinários.

2. Um dos aspectos mais interessantes do vira-lata é a sua variedade. É possível encontrar SRDs de todas as cores e tipos, de todos os temperamentos.

3. Costumam ser muito inteligentes e afetuosos, variando de acordo com as características herdadas.

4. Normalmente o SRD resgatado das ruas tem um temperamento mais dócil, companheiro e vigilante do que os outros cães.

5. Durante o processo de evolução, os primeiros exemplares de cães que surgiram seriam animais parecidos com os nossos vira-latas atuais. A partir deles é que foram selecionadas as primeiras variedades que depois viraram as raças caninas.

6. Os vira-latas são bons caçadores, bons guardas e bons farejadores, mas dificilmente são excepcionais em alguma dessas funções, ao contrário de um cão de raça tipicamente farejador, que será um rastreador excepcional mas dificilmente será um bom guarda.

7. Os tipos de vira-latas são diferentes dependendo das partes do mundo onde são encontrados, uma vez que respondem ao ambiente onde vivem.

8. O verdadeiro vira-lata possui um genoma bastante heterogêneo e assim possui menor disposição para a maioria das doenças genéticas que afetam muitos cães de raça pura.

9. Cães e gatos sem raça também precisam ser vacinados, vermifugados e protegidos de doenças como qualquer outro. Precisam de uma alimentação adequada e de exercícios.

10. Existe uma grande diferença entre o animal de raça mestiça e o SRD. O cão mestiço é aquele que é resultante de um cruzamento entre dois cães de raças puras, mas diferentes, enquanto que o cão vira-lata típico é filhote de outros cães vira-latas.



Nenhum comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário